quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

ESTUDO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA LEITURA E ESCRITA DE CRIANÇAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS EM AMBIENTES COMPUTACIONAIS QUE FAVORECEM A COMUNICAÇÃO, CRIAÇÃO DE IDÉIAS E PRODUÇÕES DE TEXTOS.

LUCILA MARIA COSTI SANTAROSA
Adaptado por Virgínia Vieira


As novas tecnologias tem sido um grande aliado na escrita e leitura, tendo como base as teorias de Emília Ferrero, Piaget e Vygotsky, podendo trazer para o mundo dos portadores de necessidades educativas especiais várias conquistas como, produção de textos livres, estórias, diálogos, transcrição de entrevistas, tornando as crianças mais sociáveis, críticas, autônomas, desinibidas, confiantes e ativas.

Nesse sentido, a autora nos revela que ambientes virtuais facilitam a aprendizagem de crianças com deficiências e aponta alguns ganhos relevantes, nos aspectos cognitivos, afetivos e psicomotores. Cognitivamente, observou-se que as crianças tiveram um salto qualitativo no que se refere à leitura e escrita, não somente nos sujeitos pré-silábicos, mas também por alfabéticos nas dimensões ortográficas e semânticas. Afetivamente, foi observada a auto-estima, valorização pessoal e disposição para o trabalho com o outro, decorrendo disso a cooperação mútua e o pensar “coletivo”. E na psicomotricidade, relacionado à coordenação motora, memória e atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário