quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

PLANO DE AULA

Cuidando de nosso lixo
Tema da Aula: Coleta seletiva
Área de Conhecimento: Natureza e Sociedade
Grupo: 2º Ano
Conteúdo: Compreensão da necessidade da coleta seletiva na preservação da natureza para equilíbrio do ecossistema.
Competências e Habilidades:
* Identificar as cores das lixeiras para a coleta seletiva e o que elas significam, adotando atitudes adequadas para a preservação do meio ambiente;
* Consolidar conceitos de preservação ambiental dentro e fora do espaço escolar;
 * Preservar os recursos naturais, possibilitar um desenvolvimento e interação social.
Sequência Didática:
1º Etapa:
Iniciar a aula com as atividades de rotina, em seguida prosseguir com uma conversa informal, levantando o conhecimento prévio acerca do que seja um ambiente poluído. Após o levantamento dos conhecimentos prévios, distribuir entre as crianças uma folha de ofício dividido em duas partes, pedindo a elas que desenhem como seria um ambiente limpo e outro sujo, ”poluído” (ruas, rio, praia, floresta, etc.).
Em seguida abrir as descobertas dentro do grupo classe. Esse momento de discussão permite que os alunos partilhem seus conhecimentos entre si e com os professores, gerando mudanças de atitude em relação ao tema.
2ª Etapa:
Sabemos que nosso planeta vem adoecendo a cada dia, aquecimento global, devastação de nossas florestas, poluição de nossas águas, falta de água... A destruição do meio ambiente é muito grave, pois significa a perda do controle climático da terra. Esse descontrole pode produzir inundações e secas, que provocam a morte de milhares de seres vivos. Muitos já ouviram falar de todos esses problemas e questionamos: “O que já fizemos para ajudar o meio ambiente?” Abrir a discussão em cada grupo para que os alunos possam relatar fatos ou experiências já vividas.

Promover fontes de pesquisa (sites, revistas, livros, reportagens...) para que cada grupo possa aprofundar e se atualizar frente aos problemas ambientais. Propor que os estudantes coletem, selecionem e organizem os dados obtidos na pesquisa.
3º Etapa:
Pedir para que cada aluno faça um levantamento em sua casa, conversando com os adultos, para saber qual é o tipo de lixo mais produzido dentro de seu ambiente. O que mais desperdiçamos? Qual é a embalagem do produto que mais consumimos? Qual é o destino dessa embalagem? Ao longo de uma semana cada aluno realizará esse levantamento em sua casa. Em sala de aula, cada qual em sua equipe, colocará esses dados em uma tabela oferecida pelo professor (Tabela 1)* comparando-os com os dos demais componentes.
Tabela 1

ALUNO EMBALAGEM - PRODUTOQUANTIDADEDESTINO

Cada turma deverá transformar esses dados em uma tabela única dentro das respectivas séries. Apontando o que ficou em destaque dentro da série. Por exemplo: Nos 2º anos o tipo de embalagem mais utilizada ou desprezada foi a de potes de danoninho.
A intenção em pensar Qual é o lixo que mais produzimos?” é fazer com que todos se mobilizem para a sua reutilização, a sua reciclagem... Para isso perguntamos aos nossos estudantes: Qual é o tempo de decomposição desse material no meio ambiente (pesquisa prévia)? O que pode ser reaproveitado? Para quê?
Em seguida, convidar as crianças para irmos ao laboratório de informática para jogarmos o jogo coleta seletiva, ao chegar ao laboratório da às instruções as crianças tais como acessar dá o link do jogo:


http://www.escolagames.com.br/jogos/coletaseletiva/



Informar que é um jogo que requer concentração, cuidado e habilidade para colocar o lixo nas lixeiras corretas, por isso eles devem ler atentamente as informações sobre coleta seletiva.
A partir dessa atividade, cada grupo se dedicará para uma etapa específica de seu projeto. Nesse momento o professor deverá exercer o seu papel de mediador e ao mesmo tempo focar o trabalho de cada grupo para a chamada Política dos 4 R, que consiste em praticar quatro ações que começam com a letra R: reutilizar, reciclar, reduzir, e recuperar. Reutilizar determinados objetos que são considerados inúteis, dando-lhes novos usos.
Avaliação:
Observar a interação do aluno com o projeto. Verificar o desenvolvimento da ação positiva frente às propostas. Perceber a mobilização individual e coletiva para preservar e melhorar o seu entorno. Verificar se o aluno percebe que esse trabalho não se resume a uma iniciativa pontual. Observar se o painel criado reflete um posicionamento crítico em relação às propostas. Avaliar se o aluno, tendo realizado várias atividades em pequenos grupos de busca de informações em fontes variadas, é capaz de cooperar nas atividades de grupo e acompanhar as etapas do projeto.

Recursos:
* Folhas de ofício;
* Lápis de cor;
* Pilot;
* Laboratório de informática (computadores).

Bibliografias
Brasil- Parâmetros Curriculares Nacionais

 

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