quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

PLANO DE AULA

A Cigarra e a Formiga
Tema da Aula: Nossas Fábulas
Área de Conhecimento: Língua Portuguesa
Grupo: 3º Ano
Conteúdo: Compreender a principal função da escrita na sociedade, que é a de promover a comunicação entre as pessoas.
Competências e Habilidades:
* Reconhecer o gênero fábula em meio a outros gêneros;
* Construir textos respeitando as características essenciais do gênero fábula;
* Reconhecer e utilizar nos textos construídos relações de causa e efeito;
* Apropriar-se dos procedimentos de revisão textual, compreendendo-os como parte integrante do processo de produção de texto.
Sequência Didática:
1º Etapa:
Iniciar a aula com as atividades de rotina, em seguida prosseguir com uma leitura de fábulas, como “A cigarra e a formiga” de Jean de La Fontaine. Proponha leituras coletivas e individuais e discussões que envolvam toda a turma. Chame a atenção para algumas características específicas deste gênero textual: presença de animais com características humanas, narração curta, mas com início, meio e fim, uma mensagem ou ensinamento moral como desfecho da história.
Questione sobre as fábulas que os alunos já conhecem e sugira que pesquisem e tragam para a sala de aula textos desse gênero. Nessa etapa, explore também o sentido da moral da história nas fábulas e o uso dos ditados populares base das morais nas fábulas no cotidiano.
Escreva os provérbios em fichas móveis ou em um cartaz e questione em que momento e em que situação eles são usadas, o que se quer dizer com cada uma delas, etc.
Cruzando essas informações com o uso nas fábulas, os alunos poderão perceber que a mesma moral pode ser usada em mais de uma história e que esta mensagem precisava ser decifrada e compreendida pelo leitor. Deixe o cartaz com os ditados afixado em sala de aula.
2º Etapa:
Em outro momento, apresente outras versões das fábulas lidas anteriormente, confrontando as diferentes versões e propondo que a turma discuta e justifique aquela que mais lhe agrada. Lance então o desafio: a construção de um livro que reunirá fábulas produzidas pelos próprios alunos. Deixe claro quem será o leitor final do material produzido, bem como todos os cuidados que precisarão ter durante o trabalho. Chame a atenção para aspectos como elaboração de uma narrativa compreensível e emocionante, o cuidado com ortografia e pontuação para que as idéias possam ser comunicadas – além de letra legível, limpeza e organização gráfica.
Com os alunos já familiarizados ao gênero, proponha a primeira produção de texto coletiva. Comece levantando com os alunos vários animais que poderiam ser personagens de sua primeira fábula. Anote a lista no quadro. Para direcionar a discussão, sugira que sejam animais rivais, por exemplo, uma forma de restringir o universo de possibilidades e tornar mais fácil a elaboração da trama.

Antes de iniciar a construção do texto, porém, leve-os a refletir sobre qual será a mensagem final. Recorra à antologia de ditados populares coletada no trabalho de pesquisa. Dentre as opções disponíveis, escolha com a turma um ditado, que orientará o desenvolvimento da narrativa. Feita a escolha, a turma parte para a discussão sobre os demais elementos da história, como o cenário, o conflito principal, os obstáculos e o desfecho.
3º Etapa:
Leia os textos e faça observações individuais sobre as dificuldades específicas de cada um. Para tratar de questões comuns à turma como um todo, proponha uma discussão coletiva.
Em seguida, encaminhar a turma à sala de vídeos para que assistam ao filme A cigarra e a formiga. Preparar as crianças para a apresentação do filme e solicitar que observem os animais com suas formas de falar as formas de se vestir, e seus comportamentos.
De volta à sala de aula, abrir uma roda de debate, deixar que falem o que acharam do filme.  Fazer no quadro o registro do coletivo da observação, anotando os dados do registro buscando relacionar o filme ao que já escreveram nos textos.
Sugira uma segunda produção individual, em que os alunos possam optar por escrever uma nova fábula ou reescrever sua primeira produção. Parta então para a revisão textual coletiva de um dos textos, ressaltando que esse procedimento faz parte da rotina de todo escritor.
 Acompanhe individualmente os alunos e traga para uma discussão coletiva questões relevantes para o grupo como um todo, sem necessariamente explicitar o autor do texto.
Com um conjunto de fábulas produzidas, construa coletivamente o livro que será entregue aos leitores determinados por você e pelo grupo. Garanta um momento para eventuais trocas entre leitores e autores-mirins.
Avaliação:
Análise das produções dos alunos, verificando a aprendizagem das características textuais da fábula e desenvolvimento da revisão sobre aspectos discursivos e textuais que ele realiza.
Recursos:
* Tv
* Som
* Vídeo
* Papel metro
* Lápis diversos
Bibliografias
Brasil - Parâmetros Curriculares Nacionais
Vídeo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário